Formatação condicional

Escolha Formatação condicional para definir os estilos de formatação dependentes de condições especificadas. Se um estilo estiver atribuído à célula, ele permanecerá inalterado. O estilo inserido aqui será então avaliado. Há vários tipos de formatação condicional que podem ser usados.

Pode-se inserir várias condições que consultarão o conteúdo das células ou das fórmulas. As condições são avaliadas da primeira para a última. Se a condição 1 conferir, o estilo definido será utilizado. Senão, a condição 2 será avaliada e seu estilo aplicado. Se a condição 2 não for verificada, a condição seguinte será avaliada e assim sucessivamente.

Para acessar este comando...

Escolha Formatar - Formatação condicional.


Ícone Aviso

Para aplicar a formatação condicional, o Autocalcular deve estar ativado. Escolha Dados - Calcular - Autocalcular (há uma marca de seleção próxima ao comando quando Autocalcular está ativado).


Condição

Você pode definir tantas condições quanto quiser.

Especifique se a formatação condicional depende de uma das entradas da lista suspensa:

Escala de cores

É a mesma caixa de diálogo da escolha de Todas as células na primeira entrada do submenu Condição.Aplica uma escala de cores a um intervalo consistindo em exibir gradientes de duas ou três cores, dependendo do valor de cada célula. Um exemplo típico é uma matriz de temperaturas, as mais baixas em azul, e as mais quentes em vermelho, com um gradiente de cores nos valores intermediários.

Você deve escolher as duas cores "extremas" e indicar o método de cálculo. O cálculo da cor aplicada será feito em relação à: mínimo, máximo, percentil, valor, percentual, e fórmula.

As escolhas mínimo e máximo são suficientes pois são encontradas no intervalo. As outras opções precisam ser especificadas por valores (percentil, valor, percentual) ou uma referência de célula ou fórmula.

Para explicações detalhadas e exemplos, visite a página How to use Icon Set Conditional Formatting no wiki da TDF.

Conjunto de ícones

Pretende-se calcular a posição de um valor em relação a outro. O conjunto de ícones ajuda-nos a indicar os valores e escolher o tipo de ícones. Os conjuntos de ícones disponíveis são:

As condições de exibição de cada ícone podem ser especificadas em relação a um valor (Valor), a uma percentagem do número de valores no intervalo (Percentagem) como percentagem dos valores do intervalo (Percentil) ou fórmula (Fórmula).

Para explicações detalhadas e exemplos, visite a página How to use Icon Set Conditional Formatting no wiki da TDF.

Datas

Esta opção aplicará um estilo definido sobre uma data escolhida na lista suspensa: Hoje, Ontem, Amanhã, Nos últimos 7 dias, Esta semana, Na última semana.

Gerenciar formatação condicional

Esta caixa de diálogo permite ver todas as formatações condicionais definidas na planilha de cálculo.

Para acessar este comando...

Escolha Formatar - Formatação condicional - Gerenciar.


A caixa Gerenciar formatação condicional abrirá. Você poderá adicionar, editar ou remover uma ou várias formatações condicionais.

A lista de Formatos condicionais exibe as regras de formatação condicional ativas definidas na planilha de cálculo atual. Apenas a primeira regra para cada intervalo de células está listada, mesmo que existam múltiplas regras definidas para um determinado intervalo.

Se tiver definido uma formatação condicional num intervalo de células e agora quer novas condições em parte do intervalo, um aviso será exibido, perguntando se deseja editar a formatação condicional existente (no intervalo inteiro) ou definir uma nova formatação condicional sobrepondo-a no intervalo selecionado.

♥ Doe para nosso projeto! ♥